Grupo de trabalho apresentará estudos e propostas ao GDF. Brasília tem uma das melhores irradiações solares do país. A luminosidade que atinge a Capital Federal é semelhante à do deserto do Saara

O Grupo de Trabalho Brasília Solar que envolve diversas secretarias do GDF (Governo do Distrito Federal), empresários e companhias de abastecimento de energia e água se reúnem nesta quinta-feira (19), às 14h na sede da Fibra (Federação das Indústrias do Distrito Federal), para estudar propostas de produção de energia solar fotovoltaica no DF. Esta é a quarta vez que o grupo discute a implantação e utilização da energia gerada pela luz no sol em prédios residenciais, empresas e outros imóveis da Capital Federal.

Brasília tem uma das melhores irradiações solares do país. De acordo com pesquisadores do setor, a luminosidade que atinge a Capital Federal é semelhante à do deserto do Saara. Alguns empresários aqui do Distrito Federal estudam meios de transformar essa luminosidade em energia elétrica.

Interesse

De acordo com o assessor da Secretaria do Meio Ambiente, James Allen, a captação de energia solar no DF desperta cada vez mais o interesse de empresários em Brasília. “Os estudos técnicos apontam que há potencial para a exploração da energia. É um começo”, disse. O principal obstáculo para instalação de uma fonte fotovoltaica ainda é o custo. Segundo a CEB (Companhia Energética de Brasília), o gasto ficaria entre R$ 8 mil e R$ 10 mil por KWp Instalado.

Empresas que instalam esses sistemas solares afirmam que o prazo para conclusão numa residência, por exemplo, é de menos de uma semana, mas, algumas vezes, a parte burocrática, que envolve autorização e vistoria das distribuidoras, atrasa o processo em meses.

James acrescentou, ainda, que o Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária) oferece desconto no ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para quem produzir energia solar. O produtor também ganha desconto na conta de energia elétrica. Tudo para incentivar a produção. Segundo o assessor, isso não implica receita do GDF. Até agora, pelo menos nove empresas do DF e de outros estados participam dos estudos.

Energia fotovoltaica

Os sistemas fotovoltaicos geram energia elétrica por meio das células fotovoltaicas. Elas são feitas de materiais capazes de transformar a radiação solar em energia elétrica, por meio do “efeito fotovoltaico”. Os painéis e os filmes flexíveis são os principais materiais utilizados na captação da energia.

De acordo com a CEB, no DF, a embaixada da Itália e uma residência no Jardim Botânico são geradoras fotovoltaicas, interligadas à rede de distribuição da companhia. Com isso, os proprietários economizam na conta de luz e ainda produzem energia limpa, abundante e renovável. A medida é permitida por meio da Resolução Normativa 482 de 2012, da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), que permite a instalação do sistema solar fotovoltaico.

O grupo de trabalho é formado por membros das Secretarias do Meio Ambiente, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia, da Economia e Desenvolvimento Social, do Turismo, da Segurança Pública, da Agricultura, da Habitação, do Trabalho e da Educação. Conta também com técnicos da UnB (Universidade de Brasília), da Fibra e do Ibram (Instituto Brasília Ambiental), além da Caesb (Companhia de Saneamento Ambiental do DF) e da CEB.

Fonte: fato online